Promover saúde, bem-estar e valorizar o profissional de Educação Física: esses são alguns objetivos do projeto Espaço Saudável, iniciativa desenvolvida pelo Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA) durante todo o mês de julho nas cidades de São Luís e Imperatriz. E, como parte do projeto, o CREF21/MA promoveu uma grande ação de conscientização no último domingo (27), no Golden Shopping, durante a realização da Corrida São Luís, evento que reuniu mais de 1.500 participantes.
A parceria com o Grupo Mirante, organizador da Corrida São Luís, foi considerada um sucesso, uma vez que o CREF21/MA conseguiu alcançar uma grande quantidade de pessoas. “É um movimento onde se trabalha a saúde da sociedade, dos adeptos deste tipo de atividade física que é a corrida. E este ano, o Conselho iniciou uma campanha de fiscalização nesses ambientes abertos como praças públicas. Em conjunto com o Sistema Mirante, entramos em parceria e aproveitamos esse momento para ter contato diretamente com aquelas pessoas que procuram essa atividade física como forma de melhorar sua qualidade de vida”, explicou o presidente do CREF21/MA, professor Sandow Feques [CREF 001806-G/MA].
Durante toda a realização da Corrida São Luís, o CREF21/MA teve à sua disposição um estande próprio para atender e realizar avaliações físicas aos corredores. “O trabalho do CREF21/MA aqui é primeiramente conscientizar as pessoas que, para fazer uma atividade física, é preciso haver a orientação de um profissional de Educação Física formado e registrado para que ele possa correr com saúde e ter uma melhor qualidade de vida. Aqui, na Corrida São Luís, não estão apenas aquelas pessoas que estão correndo pela vitória, tem aqueles que estão correndo pela saúde, pela vida” explicou Ribamar Galvão [CREF 000636-G/MA].
Também no domingo, o CREF21/MA levou ações do Projeto Espaço Saudável para outros pontos da Avenida Litorânea envolvendo profissionais de Educação Física e colaboradores do Conselho. Na Praça dos Pescadores e no Parquinho da Litorânea houve adesivagem de veículos, bandeiraço e panfletagem sobre a importância da prática segura da atividade física.
Valorização do profissional de Educação Física
Ao criar o projeto Espaço Saudável, o CREF21/MA buscou uma forma de aproximar o profissional de Educação Física da sociedade de um modo geral, mostrando os benefícios que uma atividade física devidamente orientada pode fazer nas vidas das pessoas.
“O profissional de Educação Física Tem um papel fundamental nesses ambientes. É ele quem vai dar a orientação confiável, prescrever uma atividade física adequada a cada um que o procura, um treinamento personalizado, individualizado. É ele quem vai orientar corretamente para que aquelas pessoas que buscam uma atividade física tenham uma segurança naquilo que estão fazendo. Esse é o dever do profissional de Educação Física: garantir uma prática correta e saudável”, concluiu Sandow Feques.
Além do trabalho de orientação, o Projeto Espaço Saudável também servirá para catalogar os espaços públicos ideais para a prática de atividades físicas. “A gente percorreu pelos espaços públicos de São Luís e de Imperatriz e estamos catalogando esses locais para oferecer aos órgãos públicos e apresentar à sociedade quais são os espaços que estão disponíveis para praticar atividades físicas. Também estamos catalogando e encontrando profissionais de Educação Física que atuam nessas áreas para auxiliar as pessoas de um modo geral”, afirmou o diretor-executivo do CREF21/MA, Diogo Oliveira [CREF 001847-G/MA].


					
				
					
				
					
				
					
				
					
				
					
				
					
				
					
				
					
				
					
				

