História

CREF21/MA é criado no Maranhão

A profissionalização dos serviços, as exigências administrativas, especificidades e demandas da região indicavam a necessidade do sistema se expandir e chegar cada vez mais perto dos profissionais.

No dia 25 de outubro de 2019, o CREF21/MA deu um passo definitivo para sua consolidação. Na ocasião, foram empossados 28 Conselheiros Regionais (20 ativos e oito suplentes) para a gestão 2019-2021. A Presidente da então Seccional Maranhão, Denise Martins [CREF 000080-G/MA], foi eleita para conduzir o órgão pelo próximo mandato.

Para Denise, a criação do CREF21/MA é um anseio antigo. “O Maranhão é um estado grande, com 217 municípios. Por isso, enquanto seccional, todas as vezes que precisávamos de fiscalização, de informações mais detalhadas, tínhamos dificuldade, porque estávamos atrelados a um CREF responsável pelo Ceará, que já é grande, além do Piauí”.

“Podem esperar comprometimento e lealdade com os interesses da sociedade e da profissão, pautados no cumprimento do nosso código de ética e seguindo criteriosamente o nosso Estatuto”

CREF21
CREF21

A conquista é resultado do empenho de muita gente. “Eu atribuo, primeiramente, a todo o esforço e dedicação dos profissionais que iniciaram o trabalho para criação do CREF, há mais de nove anos. Atribuo também a parcerias com a Vigilância Sanitária, com universidades, com o Procon. Essas ações conjuntas fortaleceram a imagem do Conselho na nossa sociedade”.

Os profissionais maranhenses podem se manter otimistas quanto à atuação do Conselho que os representa. “Podem esperar comprometimento e lealdade com os interesses da sociedade e da profissão, pautados no cumprimento do nosso Código de Ética e seguindo criteriosamente o nosso Estatuto”, indica Denise.

Desde a criação do Sistema CONFEF/CREF’s, no ano de 1998, foi definida a meta de criar 27 Conselhos Regionais de Educação Física, possibilitando aos diversos estados da federação terem os seus próprios órgãos de representatividade da categoria. Contudo, foram estabelecidos os princípios de que os CREF’s seriam criados à medida que se comprovasse a sustentabilidade financeira, administrativa e política.

Essa iniciativa assegura que os novos CREF’s possam ter uma progressão baseada no diagnóstico da área e possam atender as demandas locais com qualidade, economia e racionalização dos fluxos de trabalho, como é o caso do CREF21/MA.

21 anos de Regulamentação, 21 CREF’S criados

Com a regulamentação da profissão e estabelecimento do Sistema CONFEF/CREFs, o Maranhão foi inserido no CREF5 que, em 1999, abrangia todos os estados da região Norte e Nordeste. Em 2001, foi efetivada a criação de quatro novos CREFs e o CREF5 passou a abranger apenas os estados do Ceará, Maranhão, Piauí, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas.

Em razão do desenvolvimento constante do Sistema CONFEF/CREFs, fez-se possível a criação de mais dois novos CREFs no ano de 2003. Sendo eles: CREF12/PE-AL e CREF13/BA-SE. Com isso, o CREF5 passou a ter área de abrangência nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí.

Em 2015, com o crescimento da Educação Física em todo o Brasil, houve a necessidade da criação de uma regional do CREF5 no Piauí, quando o Maranhão se tornou Seccional do CREF15/PI-MA. Até que, em 2019, o Maranhão deu um passo em direção ao fortalecimento da profissão no estado, feito muito comemorado. “Gostaria de agradecer o voto de confiança do Sistema CONFEF/CREFs e a toda minha equipe que esteve comigo durante todos esses anos, sem desistir, acreditando nas minhas palavras de que um dia nosso CREF sairia. Demorou, mas saiu”, celebrou a representante do órgão.

missão

Promover e regulamentar o exercício da Educação Física no Estado do Maranhão e garantir que serviços sejam entregues para a sociedade com ética e qualidade.

visão

Consolidar-se como um conselho de referência reconhecido pela excelência e proximidade aos seus registrados, guiando e inspirando a transformar vidas e contribuir para uma sociedade mais saudável e consciente.

valores

1. Excelência: Excelência no trabalho é dar o seu melhor buscando melhorias contínuas como comunicar bem e buscar feedbacks, gerenciar tempo e desenvolver habilidades.

2. Boa comunicação: Transmissão de uma comunicação assertiva, clara e precisa de modo a atingir os objetivos propostos no sentido de que as informações repassadas pela instituição sejam compreendidas por todos os envolvidos priorizando a empatia e o feedback.

3. Ética: Utilizar os instrumentos normativos como base geral para manutenção da imparcialidade, estando embasado em metodologias e aplicações de análises técnicas sob aspectos imparciais e igualitários.

4. Inovação: Utilizar novas tecnologias e processos que visem melhorias dentro da instituição, com objetivo de prestar um serviço mais eficiente e transparente vislumbrando qualidade dos serviços prestados à sociedade.

5. Transparência: Honestidade nas comunicações comunicando-se claramente, mantendo a confiança, construindo relações sólidas, que melhore a colaboração com o coletivo!

6. Eficiência: Habilidade de gerar o máximo de resultados assertivos por meio do uso inteligente e responsável dos recursos disponíveis.

7. Credibilidade: Gerar confiança através do fornecimento de informações relevantes com confiabilidade, tempestividade e segurança.

8. Supremacia do interesse público: Promover a defesa da sociedade garantindo que o interesse comum seja absoluto em relação aos interesses individuais.

9. Sustentabilidade: Buscar equilibrar o crescimento com a preservação do meio ambiente e o bem-estar de colaboradores, profissionais e comunidade.

10. Responsabilidade social: Promover ações que beneficiem a sociedade, visando o bem- estar coletivo e o desenvolvimento da organização através de atendimentos assertivos e com ações, como cursos de aperfeiçoamento em todos os municípios do Maranhão, levando bem-estar nas áreas de saúde (fisico e mental) e social (relacionamento entre indivíduo de uma comunidade) ampliando o funcionamento do conselho.