CREF21/MA projeta novas ações para o ano de 2026

Durante o 34º Plenário, diretoria fez um balanço positivo das ações desenvolvidas pelo CREF21/MA em 2025 e definiu novas metas para o ano de 2026.
jan 6, 2026
Conselho Regional de Educação Física da 21ª Região

O ano de 2026 será de ainda mais trabalho para o Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA). A diretoria do CREF21/MA definiu novas metas e ações para ampliar a valorização ao profissional de Educação Física em todo o Estado. O anúncio dessas medidas ocorreu durante a última plenária de 2025, realizada no fim de dezembro.

O evento contou com a participação de conselheiros e integrantes da diretoria do CREF21/MA. Na ocasião, o Conselho ressaltou a necessidade em seguir trabalhando para defender todos os direitos do profissional de Educação Física, assim como ocorreu ao longo de todo 2025. E um dos objetivos da diretoria para 2026 é ampliar a quantidade de eventos e cursos de capacitação em todo o Maranhão.

Além do planejamento para o novo ano, o CREF21/MA aproveitou a plenária do fim de 2025 para apresentar o balanço de todas as ações desenvolvidas no ano passado nas mais diversas cidades do Estado. O Conselho marcou presença em todas as regiões do Estado sempre atuando em prol do profissional de Educação Física.

Além da apresentação dessas atividades, as ações das Câmaras do Conselho também foram debatidas. Foi realizada, ainda, a prestação de contas do CREF21/MA.

Homenagem

Um dos momentos marcantes da última plenária do CREF21/MA foi a homenagem à Dra. Rosimeria Maria Braga de Carvalho [CREF 000522-G/MA]. Em 2025, a conselheira lançou o livro “Educação Física de Qualidade – o papel da satisfação profissional na prática pedagógica”.

A obra é uma leitura colaborativa para professores, gestores educacionais, comunidade acadêmica e todos os que se interessam pela educação e pela qualidade do ensino no Brasil.

CREF21

A vice-presidente do CONFEF, Denise Martins; a conselheira Rosimeria Carvalho; e o presidente do CREF21/MA, Sandow Feques.

Nela, a Dra. Rosimeria de Carvalho destaca a importância da satisfação docente para a qualidade de ensino. Paralelo a isso, é fundamental que haja investimentos na formação e no desenvolvimento profissional dos professores.

Vale lembrar que, em maio, a Dra. Rosimeria de Carvalho havia sido destaque internacional. Ela teve um artigo científico aceito em uma das instituições de ensino superior mais renomadas do mundo; a Universidade de Cambridge, no Reino Unido. A pesquisa em questão abordava a Educação Física desenvolvida no ensino médio de escolas da rede pública de São Luís (MA).

# #

Outras publicações