Aprimorar os serviços e a assistência de saúde no Maranhão. Este foi o tema central da reunião promovida pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) e pelo Fórum dos Conselhos Regionais das Áreas da Saúde do Maranhão (FCRAS/MA), que contou com a participação do Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA). O encontro ocorreu na última terça-feira (2), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em São Luís.
O presidente do CREF21/MA, professor Sandow Feques [CREF 001806-G/MA], e o diretor-executivo, Diogo Oliveira [CREF 001847-G/MA], estiveram no debate que buscou encontrar estratégias para superar os problemas de saúde no Maranhão. A reunião desta semana também contou com a participação da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).
“Foi um momento de diálogo, que os Conselhos profissionais da área da Saúde puderam externalizar ao Ministério Público e demais autoridades presentes as problemáticas da saúde no Estado do Maranhão, em especial a pública, com várias questões que devem ser resolvidas para garantir o mínimo, o básico à população que procura os serviços de saúde em qualquer município maranhense. É importante que os Conselhos possam unir forças com o MPMA para quanto à melhora da qualidade da saúde em todo o Estado“, destacou Sandow Feques.
Durante o encontro, o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, garantiu que o Ministério Público está aberto ao diálogo e a parcerias que tenham o propósito de garantir o direito à saúde a todos.
“Estamos de portas abertas e vamos avaliar, atentamente, a proposta de atuação conjunta, especialmente pois o que se busca é garantir a qualidade dos serviços de saúde”.
Em breve, outros encontros devem ser realizados visando a elaboração de um termo de cooperação técnica entre o Ministério Público Estadual e o FCRAS/MA para aperfeiçoar os serviços assistenciais da população em termos de saúde pública.




