Durante todo o mês de julho, o Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA) desenvolveu o Projeto Espaço Saudável, iniciativa para orientar, fiscalizar e conscientizar a população sobre a prática segura e eficaz da atividade física. Esta importante campanha do CREF21/MA ocorreu em praças, parques e em espaços de lazer localizados nas cidades de São Luís e Imperatriz.
O objetivo do Projeto Espaço Saudável é aproximar cada vez mais as pessoas do profissional de Educação Física. “O CREF21/MA está agindo para que o profissional de Educação Física no Maranhão seja devidamente valorizado, uma vez que ele é um agente indispensável na promoção da saúde. É preciso que as pessoas se exercitem cada vez mais, mas é fundamental que a prática de qualquer atividade física tenha o acompanhamento de um profissional qualificado e devidamente registrado”, afirmou o diretor-executivo do CREF21/MA, Diogo Oliveira [CREF 001847-G/MA],
Além do trabalho de orientação, o Projeto Espaço Saudável também servirá para catalogar os espaços públicos ideais para a prática de atividades físicas. “A gente percorreu pelos espaços públicos de São Luís e de Imperatriz e estamos catalogando esses locais para oferecer aos órgãos públicos e apresentar à sociedade quais são os espaços que estão disponíveis para praticar atividades físicas. Também estamos catalogando e encontrando profissionais de Educação Física que atuam nessas áreas para auxiliar as pessoas de um modo geral”, concluiu Oliveira.
Corrida São Luís
O Projeto Espaço Saudável também estará presente na Corrida São Luís 2025, evento que ocorrerá no dia 27 de julho, na Avenida Litorânea, em São Luís. Durante o evento, o CREF21/MA vai desenvolver uma série de ações para a comunidade ludovicense simultaneamente.
A primeira ação vai ocorrer no Golden Shopping, palco da largada da Corrida São Luís. No local, será montada uma tenda da campanha. Além disso, um profissional de Educação Física vai comandar, das 5h às 5h30, um aulão de zumba aos participantes da corrida.
Na Praça dos Pescadores e no Parquinho da Litorânea, haverá adesivagem de veículos, bandeiraço e panfletagem sobre a importância da prática segura da atividade física.