Motivado por uma denúncia formal, o Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA) realizou, na última semana, uma ação de fiscalização em um condomínio localizado na cidade de São Luís. No local, o CREF21/MA constatou uma série de irregularidades: exercício ilegal da profissão e empresa sem registro.
“Identificamos uma empresa que atua de forma irregular dentro do condomínio, além de verificar de um exercício ilegal da profissão. Com isso, foram passadas todas as orientações para a empresa e para essa pessoa determinando o afastamento dela dessa atividade, que é privativa do profissional de Educação Física”, explicou Jorge Luís, gestor do setor de Fiscalização do CREF21/MA.
No condomínio, o CREF21/MA confirmou a denúncia que motivou a ação de fiscalização. No local, um estudante do 2º período do curso de Educação Física era quem atuava como profissional de Educação Física de forma ilegal. O estudante havia sido contratado por esta empresa que também não possuía registro.
O CREF21/MA autuou a empresa responsável em ofertar serviços fitness uma vez que não contrataram um profissional habilitado e devidamente qualificado. Vale destacar que o registro junto ao Conselho é obrigatório para o exercício da profissão, conforme determina a legislação vigente.
“Continuamos vigilantes em torno dessa fiscalização em todos os espaços que são privativos do profissional de Educação Física. Lembramos que a orientação correta e segura protege a nossa sociedade e garante uma atuação profissional legal”, concluiu Jorge Luís.
Fiscalizações
Vale destacar que esse trabalho de fiscalização é desenvolvido pelo CREF21/MA regularmente e, além de confirmar a legalidade de atuação do profissional de Educação Física, garante que o profissional possui formação acadêmica necessária para fornecer um serviço de qualidade.
No site do CREF21/MA é possível denunciar irregularidades e consultar se os locais que oferecem serviços de atividade física são registrados no CREF21/MA ou se o profissional é realmente habilitado.




