O Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA) promoveu, no início de novembro, um mutirão de julgamentos com o objetivo de dar celeridade a processos relacionados a irregularidades em academias da cidade de Imperatriz. Todas as irregularidades foram constatadas durante fiscalizações feitas pelo CREF21/MA durante o ano de 2025.
Nesse mutirão, o CREF21/MA analisou um total de 98 processos de academias. Os trabalhos foram conduzidos pelo assessor jurídico do Conselho, Adam Negreiros.
“Esses processos são oriundos do trabalho da fiscalização dos nossos agentes e eles são gerados quando constatado alguma irregularidade, como uma academia funcionando sem um profissional de Educação Física, ou um estagiário atuando sem supervisão ou sem o termo necessário para que ele possa atuar, entre outros problemas. No geral, esse mutirão teve um balanço bastante positivo”, afirmou Adam Negreiros.
O coordenador da Seccional do CREF21/MA em Imperatriz, Ubiracy Ferreira Campos [CREF 00129-G/MA], também destacou o papel do Conselho nessa importante atividade. “A função principal do CREF21/MA é exatamente garantir o exercício legal da profissão. E, nesse sentido, a Seccional de Imperatriz tem feito esse trabalho em Imperatriz e em toda a região”, disse.
Fiscalizações
Vale destacar que o trabalho de fiscalização é desenvolvido pelo CREF21/MA regularmente e, além de confirmar a legalidade de atuação do profissional de Educação Física, garante que o profissional possui formação acadêmica necessária para fornecer um serviço de qualidade.
No site do CREF21/MA é possível denunciar irregularidades e consultar se os locais que oferecem serviços de atividade física são registrados no CREF21/MA ou se o profissional é realmente habilitado.




