Debater e procurar soluções para o desenvolvimento do desporto escolar em São Luís. Esse foi o objetivo central do 1º Painel Temático em Plenário da Câmara Municipal de São Luís, importante iniciativa proposta pela vereadora Professora Magnólia (União), que ocorreu nessa quarta-feira (16), na capital maranhense. O evento contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA), professor Sandow Feques [CREF 001806-G/MA], que parabenizou a realização do painel para fortalecer o esporte no ambiente escolar, mas ressaltou a necessidade de haver maior valorização à Educação Física.
“A gente tem que entender o que esse esporte é capaz de fazer dentro de uma instituição escolar. E a resposta é que antes de discutirmos esse esporte, temos de discutir a Educação Física, a disciplina Educação Física, que é uma disciplina obrigatória em todo o sistema educacional do nosso país. Enquanto não valorizarmos a prática da Educação Física na escola, nós não vamos chegar na prática desportiva”, afirmou Sandow Feques.
Em sua primeira edição, o painel da Câmara teve como tema “A importância do desporto escolar no desenvolvimento de crianças e adolescentes, enquanto cidadãos e atletas”. O evento reuniu educadores, gestores públicos, representantes de instituições esportivas, professores de Educação Física, estudantes, atletas e demais interessados na pauta em um debate sobre os desafios e oportunidades relacionados ao desporto escolar na capital maranhense.
“Como vereadora e educadora, fico muito feliz em promover esse momento de diálogo e reflexão. O esporte escolar vai muito além da prática física: ele forma caráter, ensina valores, fortalece vínculos e abre portas. O debate reforçou a importância de políticas públicas que garantam o acesso ao esporte nas escolas, promovendo inclusão, desenvolvimento físico e emocional, disciplina e cidadania”, explicou a vereadora Professora Magnólia.
O painel reforçou, ainda, a importância de enxergar os jovens não apenas como futuros atletas, mas como cidadãos em formação que, por meio do esporte, podem desenvolver competências socioemocionais fundamentais para a vida em sociedade. E, um dos pontos cruciais discutidos durante o debate para o fortalecimento do desporto escolar foi a necessidade de maior investimento em infraestrutura esportiva nas escolas, a valorização dos profissionais da área, a ampliação de projetos que incentivem a prática esportiva desde as séries iniciais e o incentivo à participação em competições educacionais e regionais.