Atos de racismo ou de qualquer tipo de discriminação são inaceitáveis. No ambiente do esporte educacional são ainda mais abomináveis. O esporte, antes de formar atletas, tem a capacidade de formar cidadãos por ser uma ferramenta que transmite valores fundamentais para o desenvolvimento do ser humano como respeito, responsabilidade, solidariedade, honestidade, comprometimento, trabalho em equipe e jogo limpo.
Por acreditar na importância do esporte educacional para a sociedade, é que o Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA) vê a necessidade de construir e fortalecer as relações entre as pessoas de forma ética e responsável para evitar que lamentáveis episódios de racismo ou de discriminação voltem a se repetir no ambiente do esporte escolar.
É imprescindível que todos os envolvidos no universo esportivo – sejam eles atletas, torcedores, árbitros, dirigentes, educadores e até familiares de quem compete – , estejam unidos em prol de valorizar o ser humano. A escola e o esporte devem estar lado a lado para que haja o combate a atitudes que não compactuam com o bem-estar social.
O CREF21/MA não medirá esforços para contribuir para que atos de racismo e de discriminação não venham mais a acontecer no ambiente do esporte educacional. O Conselho acredita na necessidade de enfrentar esses atos nefastos que em nada agregam valores e, por isso, está aberto a novas parcerias com órgãos públicos e outras entidades para obter êxito nesta batalha diária.
Neste atual momento, o CREF21/MA reforça o compromisso em agir com seriedade e responsabilidade para, enfim, termos uma sociedade livre do racismo ou de qualquer tipo de discriminação. Essa luta é nossa e vamos fazer de tudo para vencê-la.