Matéria na revista CONFEF 2019

Conselho Regional de Educação Física da 21ª Região
Lidamos com o registro e regulamentação de todos os profissionais de Educação Física que trabalham oficialmente no Estado do MA.Acompanhe nossas publicações.
dez 18, 2019
CREF21/MA é criado no Maranhão
A profissionalização dos serviços, as exigências administrativas, especificidades e demandas da região indicavam a necessidade do sistema se expandir e chegar cada vez mais perto dos profissionais.

No dia 25 de outubro, o CREF21/MA deu um passo definitivo para sua consolidação. Na ocasião, foram empossados 28 Conselheiros Regionais (20 ativos e oito suplentes) para a gestão 2019-2021. A Presidente da então Seccional Maranhão, Denise Martins [CREF 000080-G/MA], foi eleita para conduzir o órgão pelo próximo mandato.

Para Denise, a criação do CREF21/MA é um anseio antigo. “O Maranhão é um estado grande, com 217 municípios. Por isso, enquanto seccional, todas as vezes que precisávamos de fiscalização, de informações mais detalhadas, tínhamos dificuldade, porque estávamos atrelados a um CREF responsável pelo Ceará, que já é grande, além do Piauí”.

“Podem esperar comprometimento e lealdade com os interesses da sociedade e da profissão, pautados no cumprimento do nosso código de ética e seguindo criteriosamente o nosso Estatuto”

A conquista é resultado do empenho de muita gente. “Eu atribuo, primeiramente, a todo o esforço e dedicação dos profissionais que iniciaram o trabalho para criação do CREF, há mais de nove anos. Atribuo também a parcerias com a Vigilância Sanitária, com universidades, com o Procon. Essas ações conjuntas fortaleceram a imagem do Conselho na nossa sociedade”.

Os profissionais maranhenses podem se manter otimistas quanto à atuação do Conselho que os representa. “Podem esperar comprometimento e lealdade com os interesses da sociedade e da profissão, pautados no cumprimento do nosso Código de Ética e seguindo criteriosamente o nosso Estatuto”, indica Denise.

Desde a criação do Sistema CONFEF/CREF’s, no ano de 1998, foi definida a meta de criar 27 Conselhos Regionais de Educação Física, possibilitando aos diversos estados da federação terem os seus próprios órgãos de representatividade da categoria. Contudo, foram estabelecidos os princípios de que os CREFs seriam criados à medida que se comprovasse a sustentabilidade financeira, administrativa e política.

Essa iniciativa assegura que os novos CREFs possam ter uma progressão baseada no diagnóstico da área e possam atender as demandas locais com qualidade, economia e racionalização dos fluxos de trabalho, como é o caso do CREF21/MA.

21 anos de Regulamentação, 21 CREF’S criados

Com a regulamentação da profissão e estabelecimento do Sistema CONFEF/CREFs, o Maranhão foi inserido no CREF5 que, em 1999, abrangia todos os estados da região Norte e Nordeste. Em 2001, foi efetivada a criação de quatro novos CREF’s e o CREF5 passou a abranger apenas os estados do Ceará, Maranhão, Piauí, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas.

Em razão do desenvolvimento constante do Sistema CONFEF/CREF’s, fez-se possível a criação de mais dois novos CREFs no ano de 2003. Sendo eles: CREF12/PE-AL e CREF13/BA-SE. Com isso, o CREF5 passou a ter área de abrangência nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí.

Em 2015, com o crescimento da Educação Física em todo o Brasil, houve a necessidade da criação de uma regional do CREF5 no Piauí, quando o Maranhão se tornou Seccional do CREF15/ PI-MA. Até que, em 2019, o Maranhão deu um passo em direção ao fortalecimento da profissão no estado, feito muito comemorado. “Gostaria de agradecer o voto de confiança do Sistema CONFEF/CREFs e a toda minha equipe que esteve comigo durante todos esses anos, sem desistir, acreditando nas minhas palavras de que um dia nosso CREF sairia. Demorou, mas saiu”, celebrou a representante do órgão.

Outras publicações